top of page
historia dos utensilios

 Historia dos Utensílios

 

  • Não pense nos utensílios com algo indiensável que, caso não tenha, tornam impossível a preparação do seu gin. Pense neles como auxiliares, ajudas preciosas que facilitam ou aceleram a preparação do seu gin, seja ele um gin tónico, um Dry Martin ou algo mais elaborado.

 

  • Como arte que se desenvolveu na segunda metade do século XIXe inicío do século XX, é natural que muitos (se não todos) os utensílios aqui apresentados tenham mais de 100 anos de história, de evolução e de aperfeiçoamento. Se sobreviveramaté aos nossos dias é porque realmente são bons naquilo que fazem.

 

  • Agarre nos utensílios de que necessita e salte já para o capítulo dos cocktails!

 

 

Please reload

Utensilios para gin tonico

Utensílios para Gin Tónico

Strainer gin (Coador)

 

 

Utilize este imprescindível strainer para preparar os seus cocktails. O seu cabo de goma aderente facilita o seu cómodo uso, ao mesmo tempo que evita que os troços de fruta e gelo vertam por fora do copo.

Jigger

 

Também conhecido como doseador ou medidor de dose. Elemento essencial em qualquer bar que se preze. Como na coquetelaria são adotados os sistemas métricos de centilitro (cL) e onças fluídas (oz, aproximadamente 30 mL), é bom que você tenha dois doseadores que compreendam estas duas unidades de medidas.

Colher de Bar

 

Caracteriza-se por ser longa, ter concha pequena e ser roscada. É comum terminar de forma achatada. A colher com espiral previne que o gás salte quando se serve a tónica no copo e preserva o distinto aroma e sabor do gin. O funil pequeno facilita o despejar da bebida para a espiral. Pode ser usado como um copode cocktail tradicional sem o funil.

Coqueteleira

 

Ferramenta básica para misturar drinks e cocktails. Também pode ser usada como copo misturador diminuindo o custo de seu home bar. Desde que tenha uma boa vedação, qualquer coqueteleira serve. Existem dois tipos mais comuns: a Boston Shaker, fechada com um copo, e a tradicional de 3 partes que tem coador em uma delas.

Pinça

 

Utilizada para pegar o gelo, pedaços de frutas ou ervas. Causa boa impressão a quem vê.

Descascador

 

  • Claro que podemos utilizar uma faca bem afiada, mas depois de usar um bom zester nunca mais irá cortar as castas dos citrinos com ela. Garantido.

 

  • Encontra zesters capazes de cortar zests mais largos, mais finos e longos (como um fio) ou finos fios de casca. Tudo depende do efeito que queira a sua bebida, seja no aroma ou na decoração. Já agora, o que é um zest? São os perfumes, óleos ou elementos essenciais que conseguimos habitualmente extrair da casca dos citrinos. Na prática dizemos que uma casca de laranja ou limão pode corresponder a um zest. Mas é torcendo ou espremer essa casca que obtemos o perfume que procuramos.

Faca e tábua de corte

 

  • Dois itens imprescindíveis em qualquer sessão de drinks, dada a quantidade de frutas e ervas que usamos como ingredientes ou garnishes (guarnições). Directo ao ponto: você precisa de um objecto cortante e algo resistente como base para que o corte seja firme e seguro. Existem inúmeras facas e tábuas de corte de todos os materiais imagináveis. Grosso modo, todas têm a mesma finalidade, portanto aqui está mais uma oportunidade para abrir o balcão da cozinha em vez da carteira.

Biqueiras

 

  • De metal ou plástico, auxiliam no controle da quantidade de bebida servida e ajustam a pontaria. As de plástico existem em várias cores e são normalmente utilizadas para o barman associar sua cor a um determinado tipo de bebida. Não é aconselhável seu uso para bebidas pouco utilizadas, pois isso faz com que fiquem muito tempo em contato com o ar e oxidem.

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon

Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page