
Tipos de Gin
Os Tipos de Gin mais conhecidos no mercado são:
- London Dry Gin;
- Old Tom Gin;
- Plymouth Gin;
- Sloe Gin;
- Genever.
London Dry Gin
O mais famoso e vendido em todo o mundo. É muito seco e apresenta-se incolor.
Old Tom Gin
O famoso "Tom Collins" era, inicialmente, feito com este tipo de Gin que é adocicado. Actualmente é difícil encontrar este Gin no mercado, por estar quase extinto.
Plymouth
É um Gin seco e incolor que durante muitos anos foi o Gin preferido da marinha inglesa. Tem um aroma mais acentuado do que o London Dry Gin. Inicialmente produzido na escura abadia de Plymouth, continua a produzir-se no mesmo local e pelos descendentes da família que começou a fabricar.
Sloe Gin
A este Gin, depois de destilado, é adicionada uma infusão de ameixas bravas (sloeberries) que lhe dá um sabor diferente e o torna avermelhado.
Este tipo de Gin é, normalmente, envelhecido em cascos de madeira. A sua graduação alcoólica é de 27º aproximadamente.
Produz-se na cidade de Plymouth, embora algumas firmas, como a Gordon's, tenham uma linha de produção de Sloe Gin.
Como já foi dito, a Genever deu origem ao famoso Gin. No entanto, devido às suas características a Genever merece uma análise mais profunda.
A Genever pode também ser rotulada de "Hollands" ou "Schiedam" (nome da cidade onde predomina a sua produção).

Principais Marcas de Gin

Bombay Sapphire
-
Bombay Sapphire é o gin da categoria premium que mais cresce e o gin premium número um por valor.
-
Baseado em uma receita secreta de 1761, o gin Bombay Sapphire é criado para perfeitamente equilibrar uma combinação única de 10 ervas de todo o mundo seleccionadas à mão.
-
O sabor natural das ervas é capturado por meio de um delicado processo destilatório chamado infusão a vapor que resulta no encantador, suave e complexo sabor que é Bombay Sapphire.
-
Bombay Sapphire inspira pessoas a expandirem as suas mentes, pensando algo diferente para revelar mais sobre elas mesmas.
-
O Bombay Saphire tem um sabor equilibrado, que se deve a uma selecção de ingredientes especiais e a um método de produção único que resulta muito bem em qualquer forma de o beber, desde com gelo e tónica, com especiarias, e em cocktails.

Tanqueray
-
A marca Tanqueray é das mais antigas e prestigiadas de Gin. Por mais que apareçam marcas novas com filosofias diferentes, a Tanqueray mantém intacta a sua reputação de produzir dos melhores gins do mundo.
-
O Tanqueray ten é uma edição especial feita com um lote de botânicos especialmente escolhidos para a produção desta edição. Esse lote é apelidado de “tiny ten”.
-
A grande diferença do Gin Tanqueray, é utilizar frutas frescas na destilação e não frutas secas como é usual no outros gins, conseguindo assim, obter um sabor mais fresco e natural. Um gin com o estilo novo mas que não perde o sabor das tradições.

Gin Mare
-
O Gin Mare é produzido numa pequena vila de pescadores na Costa Dourada na Espanha.Na sua produção usa as botânicas mais tradicionais utilizadas na produção do gin, como o zimbro, a casca de laranja, a casca de limão e o cardamomo. Mas também utiliza quatro plantas, originais da área Mediterrânea, pouco comuns na produção de gin: A azeitona Arbequina, o manjericão, o alecrim e o tomilho. Estas quatro plantas sãos as que sobressaem imediatamente no aroma, destacando-se o alecrim.
-
A leveza do sabor criada pela mistura dos cítricos com o manjericão, juntamente com um toque de azeitona verde e do alecrim fazem do Gin Mare um Gin diferente e exótico mas que mesmo assim não perde o clássico sabor do zimbro, caracteristico do Gin.
-
Como servir: Os ingredientes do Gin Mare são quase uma salada! Para servir o Gin Tónico utilizam-se folhas de manjericão, alecrim e até tomate cherry cortado ao meio.

Bulldog
-
O Gin Bulldog é um gin ultra prémio delicioso, elaborado de forma artesanal em Londres. É apresentado numa garrafa de cor cinza fumada, com um colar icónico. O Gin Bulldog é quatro vezes destilada, triplo filtrado e contem 12 ervas rigorosamente seleccionadas de 4 continentes. Revela uma textura suave e harmoniosa, com um sabor característico, enquanto as notas sedutoras de frutos cítricos emprestam um carácter agradável. Final fresco e equilibrado. Pode ser servido puro ou como base em muitos cocktails. O gin tónico feito com o gin Bulldog, fica perfeito à base de cítricos. Use uma casca de limão, toranja e laranja.

Hendricks
-
Nos dias de hoje, não se pode começar a falar de Gin sem citar o Gin Hendricks! O Gin hendricks foi o responsável pela revolução na forma de como servir um gin tónico. Lançado em 1999, surpreendeu ao ser servido num copo largo com uma rodela de pepino e pétalas de rosa, ao invés da tradicional rodela de limão As pétalas de rosa e o pepino, para além do habitual zimbro, são usados na produção do Hendricks para alcançar o seu sabor tão característico. Aliado ao modo de servir, a Hendricks também inovou com a imagem da sua garrafa, toda preta, a lembrar as garrafas medicinais antigas com um rótulo em estilo vintage.

Plymouth
-
O Gin Plymouth é um caso único. Para além do nome do Gin, Plymouth é nome da Região e da Cidade onde ele é produzido, que é como se fosse uma “região demarcada” do gin. A destilaria onde gin é produzido funciona desde 1793 e é destilado de 7 botânicas diferentes. Utiliza a água mais pura da região de Dartmoor e cereais vindos da histórica destilarias de Black Friars – a mais antiga destilaria de Inglaterra ainda em funcionamento.Uma das ciências de Plymouth é conseguir um equilíbrio perfeito no seu gin, nenhum sabor se sobrepõe a outro, o que se sente é a elegância e o aroma de um gin com história.Como servir: apenas com uma casca de lima ou de limão.

Martin Miller's
-
É feito no Langley Distillery no Black Country usando métodos tradicionais e artesanato. 'Angela', uma antiga jóia de um pote de cobre ainda século, é a estrela do show e, antes da destilação, a aguardente de cereais e os vegetais são deixados durante a noite íngreme em sua generosa extensão. Martin Miller orgulha-se de tomar uma percentagem menor do espírito durante o processo longo e lento de destilação. Mas essa não é a única coisa que é especial sobre este gin. A receita botânica é uma festa gosto com zimbro e outros produtos vegetais comuns, como coentro, angélica, casca de laranja e raiz de lírio mas também a cassia casca de canela e menos frequentemente utilizados, noz-moscada e alcaçuz e um outro ingrediente secreto, acredita-se ser de pepino.
-
Filtrada através de milhões de lavas formados de anos atrás, a água glacial islandês dá um frescor e suavidade ao gosto de Martin Miller do mesmo passo, contribuir grandemente para a sua muito alardeada textura sedosa. O resultado final de todo esse trabalho duro é um gin que é suave na boca, com, aromas ligeiramente picantes perfumadas e botânicas um perfil bem equilibrada com fortes indícios de Parma violeta e lavanda. Este perfil de sabor original faz Martin Miller é o gin ideal para uma série de novas bebidas gin onda com sabores frescos, limpos e naturais.

Monkey 47
-
Alexander Stein e Christoph Keller são os rostos por trás do Monkey 47.
-
Quando chegaram à Floresta Negra, lugar onde residem e é produzido o Monkey47, nada sabiam sobre como destilar nem tão pouco quais os botânicos normais na produção de um Gin.
-
Tinham vontade de aprender e perseverança suficiente para não desistir. Era o principio da aventura, da descoberta dos botânicos, da fórmula perfeita, do domínio das técnicas de destilação.
-
Monkey 47 é assim o resultado da entrega total destes dois criadores. Produzido com o recurso a 47 botânicos, são 25 os que lhe conferem sabor e perfume. Os restantes 22 estão lá para dar complexidade ao Gin, e dificultar a cópia.
-
A qualidade dos botânicos, na sua grande maioria oriundos da Floresta Negra, um lugar especial de flora riquíssima no Sul da Alemanha, é a chave para um Gin equilibrado de sabor complexo onde podemos encontrar notas de fruta e especiarias,com os cítricos e o zimbro na frente.

Destilação/Purificação

-
Misturam-se os cereais até ficarem numa massa que é depois cozida e fermentada. Em seguida faz-se a destilação no sistema Patent Still ou Coffey Still que deve, no mínimo, ter três colunas.
-
A primeira destilação destina-se a purificar o espírito obtido, que é incolor inodoro e muito forte (totalmente neutro). A este espírito adicionam-se várias plantas aromáticas (Botanical Plants). É colocado num Pot Still e redestilado para obtenção do aroma ou paladar desejados.
-
O método mais rápido para aromatizar o Gin (usado por alguns produtores) chama-se "Mistura Fria" e consiste em adicionar os aromatizantes a uma pequena porção de espírito neutro para se obter uma forte mistura concentrada a que se dá o nome de "essência".


-
Esta essência é exportada para países que fabricam Gin, sob licença, e em cujo rótulo apareça a designação "destilled Gin". Embora não seja muito frequente pode encontrar-se outra designação, nalguns rótulos: "compound Gin" ou Gin composto. A este tipo de Gin são adicionados os aromatizantes sem ser necessária uma redestilação.
Engarrafamento
-
No momento em que se engarrafa o Gin adiciona-se água destilada, que tem como finalidade reduzir o teor alcoólico do Gin.A graduação alcoólica do Gin é de 40º, excepto o Sloe Gin, que tem 25º ou 27º.Na Alemanha a designação do Gin local é "Wacholder". Trata-se de um espírito neutro, obtido da mesma forma e aromatizado com Juniper Berry (Baga de Zimbro). O Steinhager é o Gin mais conhecido na Alemanha. Produz-se na cidade de Steinhagen, na Westphalia.

-
Este Gin tem um forte aroma a baga de zimbro porque esta é fermentada ao mesmo tempo que os outros cereais e não adicionada. É incolor e aparece em garrafas de cerâmica. Deve beber-se frio e puro. A sua graduação alcoólica é de 38º.