top of page
O que é isto no meu copo?

O QUE É ISTO NO MEU COPO?

  • Que ideia é esta de pôr pepino, laranja ou hortelã num copo de gin tónico? O especialista explica tudo.

 

  • A primeira destilação destina-se a purificar o espírito obtido, que é incolor inodoro e muito forte (totalmente neutro). A este espírito adicionam-se várias plantas aromáticas (Botanical Plants). É colocado num Pot Still e redestilado para obtenção do aroma ou paladar desejados.Gin tónico com morangos, pepino, canela, laranja ou baunilha? Não, não se trata de uma moda. O objectivo? Acentuar o sabor. Mas também fica bonito.

 

  • A bebida não é nova, a água tónica não foi inventada recentemente e os apreciadores de gin não descobriram agora que gostam da mistura. A bebida destilada, criada há mais de dois séculos, renovou-se, está mesmo na moda e deverá adaptar-se aos próximos tempos.

 

 

Please reload

 

  • O que é essencial é que o copo seja grande (e não estreito e alto, como antes se fazia), que esteja bem refrescado, que haja muito gelo e que seja bem servido – uma parte de gin para quatro partes de água tónica. A ideia não é ficar embriagado ao primeiro gole. Os chamados “botânicos” servem, sobretudo, para acentuar o sabor do gin. “Alguns são decorativos, mas a maioria está presente na própria destilação da bebida. Ou seja, fazem parte dos cerca de cem ingredientes (entre frutos, flores ou especiarias) que podem ser usados na receita daquela marca em particular.

 

  • Todos os gins no mercado têm zimbro na sua constituição, mas se lhe colocarem um morango no copo, já sabe: o mais certo é que o fruto tenha feito parte da receita na destilaria.Todos os gins no mercado têm zimbro na sua constituição, mas se lhe colocarem um morango no copo, já sabe: o mais certo é que o fruto tenha feito parte da receita na destilaria.

 

 

Please reload

Especiarias

Especiarias

 

  • Atualmente, existem diversos tipos de gin, que se dividem em cinco grandes grupos, classificados pela família aromática dos ingredientes utilizados na sua produção. São eles:

Please reload

Clássico ou London Dry Gin

 

É predominante o zimbro com um ligeiro toque cítrico e picante. São os gins conhecidos como secos apesar de que, na verdade, todos os gins são geralmente secos e sem açúcar.

Cítricos

A composição botânica é dominada pelos citrinos transversais e aromas, tais como laranja, limão, toranja ou tangerina.

 Apimentados

Composição botânica com caráter reforçado de especiarias como coentros, raiz de angélica, canela, cardamomo, pimentas dos mais variados tipos e noz-moscada.

Herbais

Notas marcantes de ervas como tomilho, hortelã, alecrim e manjericão.

A principal característica vem de flores ou frutos como flor de uva verde, jasmim, violeta, olho de dragão e groselha-preta.

Please reload

Matéria-Prima

Matéria-Prima

 

  • O principal elemento na elaboração do Gin é o zimbro, uma fruta azul-esverdeada altamente aromatizada de um arbusto cultivado no norte da Itália, Croácia, Estados Unidos e Canadá. Os elementos adicionais botânicos mais usados são erva-doce, angélica, canela, casca de laranja, coentro e cardamomo. Cada produtor de Gin possui sua própria combinação de elementos botânicos em segredo, o que confere a cada marca um produto diferenciado.

 

  • O Geneve Gin é feito principalmente de “malt wine” (uma mistura de cevada maltada, trigo, milho e centeio) que produz um spirit encorpado semelhante ao malt whisky cru. Um número pequeno de Geneve Gin na Holanda e Bélgica é destilado diretamente das bagas do zimbro fermentadas, produzindo um spirit de aroma particular.

 

 

Please reload

Família de Especiarias

Família de Especiarias

Cardamomo

 

Da família do gengibre e oriundo das florestas do Sudeste Asiático, é habitualmente usado em doçaria e tempero de carnes. ”Tem um travo fresco, doce e exótico”, diz Frederico Nunes. “Está presente na destilação de muitos gins. Por isso combina bem com pelo menos 70% deles”.

 

Combina bem com os gins Gin Mare e Tanqueray Rangpur

Laranja

 

Chegou à Europa no tempo das Cruzadas. Usamo-la em pratos quentes, frios, na doçaria, para acompanhar carne e como refresco. Num copo de gin é que não estávamos habituados. “É o mais doce dos botânicos cítricos. Deve usar-se em pequenas quantidades, para não correr o risco de intensificar muito o aroma. Quanto menos parte branca tiver, melhor.”

 

Combina bem com os gins Citadelle e Bombay Sapphire

Canela

 

A par da pimenta é, talvez, a especiaria mais usada na cozinha portuguesa – sobretudo na doçaria.  ”Combina bem com laranja. Como demora algum tempo a abrir no copo, pode chambrar-se (aquecer) um pouco antes de servir”.
 

Combina bem com os gins N.º 3 e Filliers 28.

Hortelã

 

Veio da Ásia, mas já faz parte de muitos pratos de cozinha mediterrânica. Nos cocktails alcoólicos já estávamos habituados a vê-la no mojito. ”Dá mais nariz do que sabor, ou seja, é sobretudo pelo aroma. Acompanha bem com limão e ajuda a tornar o gin mais leve”.

 

Combina bem com os gins Blackwood’s 60 e Nordés.

Baunilha

 

Aromatizante, terá chegado à Europa durante as Descobertas, no século xvi. Tem um aroma forte e adocicado no palato. «Deve usar-se em pequenas quantidades: uma vagem dá para oito a dez gins.

 

Combina bem com os gins Big Boss e Monkey 47.

Pepino

 

Só estávamos habituados a ele na salada, foi com surpresa que começámos a vê-lo nos copos de gin tónico Hendrick’s – faz parte da composição desta marca. "Aroma fresco e frutado, pode ser servido com pétalas de rosa frescas ou botões de rosa secos".

 

Combina bem com os gins Hendrick’s e Martin Miller’s Westbourne.

Anis Estrelado

 

Tem um sabor forte e doce. Lembra-se dos rebuçados Dr. Bayard? “Esteticamente resulta muito bem no gin tónico”, diz Frederico Nunes. “É utilizado na destilação de alguns licores franceses”.

 

Combina bem com os gins Bulldog Extra Bold e Darnley’s View Spiced.

Alcaçuz

 

Leguminosa, cujo extracto é habitualmente utilizado para rebuçados. Serve-se laminado, retirado da raiz ou do tronco. Apresenta-se sem ser processado. “Tem um travo mais seco e mais térreo”.

 

Combina bem com os gins Bulldog e Blue Ribbon.

Please reload

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon

Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page